Resenha: #DeVoltaARavka (Trilogia Grisha) - Leigh Bardugo


Trilogia Grisha (#DeVoltaARavka)
Leigh Bardugo

Atenção essa resenha contem Spoiler.

Capas da edição brasileira












Capas da edição de colecionador











¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ 


Titulo Original: Shadow and Bones
Titulo: Sombra e Ossos
Autor: Leigh Bardugo
Paginas: 344
Editora: Gutenberg
Voto: 5*
Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras - uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras -, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração - e seu mundo - em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

¨¨¨¨¨¨¨ 
O primeiro livro é muito bom, como entramos em um novo universo, aqui temos a apresentação dos Grishas, seus poderes e cores, conhecemos um pouco do território, da cultura, da religião e algumas coisas a mais.

Devo dizer que não é muito novidade o conteúdo do livro e a proposta dele, um agarota que é órfã e que cresceu sabendo que não era ninguém em um momento de perigo estremo se mostra muito importante e rara, e isso atrai a atenção do cara principal, que é o vilão, mas que é muito bom em nos fazer sentir empatia por ele, e ate mesmo ama-lo, e ela tem um poder especial e único que pode salvar ou destruir tudo e todos. Culpo o fato de já ter lido muitos livros e que alguns tem essa mesma pegada, mas para ai as semelhanças.

Aqui temos um Grisha (O Darkling) que é muito mais velho do que todos acreditam, e que diz querer usar os poderes de luz de Alina para destruir a Dobra (feita por ele no passado), mas que não sabemos se é verdade ou não já que suas ações são um pouco duvidosas.

"Mas logo que a enorme tenda negra surgiu cada vez maior diante de nós, não restaram dúvidas sobre aonde estávamos indo. A entrada para a tenda Grisha estava protegida por mais Corporalki Sangradores e oprichniki de roupas cinza, os soldados de elite que compunham a guarda pessoal do Darkling. Os oprichniki não eram Grishas, mas eram igualmente assustadores"

Temos uma garota órfã (Alina) que cresceu sabendo que seu destino e futuro estavam na cartografia para os soldados, e que descobre acidentalmente que detém um poder nunca visto e mais poderoso do que qualquer Grisha já teve, e vê sua vida de cartografa pobre, virar em 180° e agora esta nas graças de Darkling, um homem misterioso que vê seu potencial e a incentiva a usar seu poder.

E temos Maly o melhor amigo, irmão, paixão platônica de Alina que é um rastreador, um soldado, que sempre teve mulheres ao seu redor para fazer o que bem entendesse, sempre viu Alina como uma irmã, e que de repente fica apaixonado por ela depois de ver que Darkling tinha um grande interesse por ela (ou o simples fato de notar que a garota que sempre estava ali para ele não estaria mais, e ficou com ciúmes, desculpa, mas não acredito no amor repentino dele por Alina, mas essa é a minha visão).

E é aqui que começamos nossa historia, uma garota ate então considerada humana, se revela Grisha e vai viver e treinar junto com os Grishas, descobre mais sobre seus poderes, sobre as lendas que não são tão lendas assim, e se vê em uma encruzilhada gigantesca (posso dizer que ela tem o costume de pegar o caminho errado?), muitas coisas acontecem nesse primeiro livro, mas nos dá uma visão de como a historia vai seguir. Um clássico gato e rato, um correndo e perseguindo e o outro fugindo, mas eles sempre se encontram.

"
“Você está sob a proteção dele.” 
“Qual a diferença?” A expressão de Ivan era ilegível. 
“Reze para nunca precisar saber.”"

Que bela frase para se terminar em resumo o primeiro livro.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


Titulo Original:
Titulo:
Autor: Leigh Bardugo
Paginas: 365
Editora: Gutenberg
Voto: 5*
Sinopse: Perseguida ao longo do Mar Real e aterrorizada pela memória dos que se foram, Alina Starkov tenta levar uma vida normal com Maly em uma terra desconhecida, enquanto mantém em segredo sua identidade como Conjuradora do Sol. Mas ela não pode ocultar seu passado e nem evitar seu destino por muito mais tempo. Ressurgido de dentro da Dobra das Sombras, o Darkling retorna com um aterrorizante e novo poder e um plano que irá testar todos 
 os limites da natureza.
Contando com a ajuda e com os ardis de um admirável e excêntrico corsário, Alina retorna ao país que abandonou, determinada a combater as forças que se reúnem contra Ravka. Mas enquanto seus poderes aumentam, ela se deixa envolver pelas artimanhas do Darkling e sua magia proibida, e se distancia cada vez mais de Maly. Ela será então obrigada a fazer a escolha mais difícil de sua vida: ter sua pátria, seu poder e o amor que ela sempre pensou ser seu porto-seguro ou arriscar perder tudo na tormenta que se aproxima.

¨¨¨¨¨¨¨¨ 
Sol e Tormenta, 5 estrelas se pudesse dava 10, que livro senhoras e senhores.
Nunca pensei que gostaria tanto dele, deve ser coisa de segundos livros em series de fantasia, foi o mesmo com ACOTAR, e agora com a Trilogia Grisha.

Eu amei cada parte, o começo com a apresentação de novos personagens, mas que já foram mencionados no primeiro livro, novos personagens e eu posso garantir que a frase, "qualquer um pode trair qualquer um" (se você leu Rainha Vermelha vai entender a referencia) nunca fez tanto sentido.

Aqui temos de novo o lenga lenga da Alina e do Maly,  e eu ressalto que prefiro O Darkling, pelo menos ele é honesto ao ponto de falar o quer fazer e o que fez.
Queria eu ser "assombrada" por ele, mas devo dizer que parece que pelo menos no final do livro Alina fica esperta, aprendeu com Nikolai, certeza, mas mesmo assim ela conseguiu enganar O Darkling, mas isso custou algo dela, seus poderes sumiram por causa de sua tentativa de acabar com tudo, ela parece um cadáver e ainda não sabemos se Darkling conseguiu escapar, torço para que sim, afinal não haveria terceiro livro se ele não tivesse sobrevivido, mas temo o que pode acontecer no terceiro livro.

Vemos como o príncipe herdeiro Vasily é burro (e deixo meu ódio e ranço por esse personagem aqui) o suficiente para deixar os inimigos entrarem, literalmente, acreditando que conseguiu aliados, mas é por causa dele que a tão espera guerra contra Darkling e seus bichinhos das sombras aconteceu, muito mais rápido do que eu pensava, não durou nem dois capítulos inteiros de batalha, foi muito fácil para o meu gosto, espero que no ultimo livro tenha algo melhor.

"“Eu vi quem você realmente é”, disse o Darkling, “e eu nunca te dei as costas. Nunca farei isso. Ele pode dizer o mesmo?”"

Alina descobriu que ela e Darkling são semelhantes (finalmente, depois de ele falar umas cinquenta vezes) e seus poderes também, do mesmo jeito que ele pode controlar os poderes dela, ela pode controlar os dele, causando assim a morte de ambos, coisa que não acontece graças a Maly, (não sei se agradeço ou não) parece que eles escaparam do "vilão", mas caíram nas mãos do Apparat que não parece ser muito melhor,  que ela sabe que ele preferia ela morta.
Mas agora ela esta apenas a espera, de tudo pelo visto, seus poderes voltares, ela parecer menos morta, e seu grande final e volta, já que como todos dizem que ela renasceu antes, ela pode fazer isso de novo.

"O Darkling tinha dito a ela que o destino dele era governar. Ele havia conquistado seu trono, e uma parte dela também. Bom proveito para ele. Pelos vivos e pelos mortos, ela faria de si mesma um ajuste de contas. Ela ascenderia novamente."

Claro que também ficamos com aquela coisa, o que aconteceu com os que ficaram? Darkling morreu? A família real, ou parte dela ainda esta viva? Nikolai teria chegado a segunda versão do Beija-Flor a tempo? O que seria de Ravka agora que o (recém falecido) príncipe herdeiro havia a entregado de bandeja a Darkling? Muitas perguntas sem resposta.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

"O Darkling tinha dito a ela que o destino dele era governar. Ele havia conquistado seu trono, e uma parte dela também. Bom proveito para ele. Pelos vivos e pelos mortos, ela faria de si mesma um ajuste de contas. Ela ascenderia novamente."

Claro que também ficamos com aquela coisa, o que aconteceu com os que ficaram? Darkling morreu? A família real, ou parte dela ainda esta viva? Nikolai teria chegado a segunda versão do Beija-Flor a tempo? O que seria de Ravka agora que o (recém falecido) príncipe herdeiro havia a entregado de bandeja a Darkling? Muitas perguntas sem resposta.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨



Título Original: Ruin and Rising

Título: Ruína e Ascensão: A Conjuradora do Sol Vive

Autor: Leigh Bardugo

Páginas: 344

Editora: Gutenberg

Voto: 5*

Sinopse: A capital está em ruínas. O Darkling governa Ravka de seu trono de sombras. O destino da nação parece estar nas mãos de uma Conjuradora do Sol enfraquecida, de um rastreador sem forças e do que resta do que outrora foi um grande exército mágico.

Oculta nas profundezas de uma antiga rede de túneis e cavernas, Alina está fragilizada e deve se submeter à duvidosa proteção do Apparat e de fanáticos que a adoram como uma santa. No entanto, sua esperança está em outro lugar e seus planos exigem que ela recupere as forças para sair dali o mais rápido possível. Para isso, terá de forjar novas alianças e deixar de lado as velhas rivalidades como Maly para encontrar o último dos amplificadores de Morozova.

O último livro da trilogia Grisha me matou a cada capítulo, todos me deixaram ansiosa e desesperada. Vou ser a única provavelmente que chorou nesse livro quase que 70% dele, eu chorei de tristeza e de alegria, chorei pelas descobertas, pelas mortes, pelas revelações.

Aqui vão alguns nomes que sempre que mencionados me faziam chorar:

  • ·         Baghra

  • ·         Nikolai

  • ·         Darkling

  • ·         Maly

  • ·         Misha

  • ·         Aleksander

São nomes que são muito pronunciados e que mudam a história, só posso dizer que as revelações da Baghra são de tirar o folego, a busca pelo pássaro de fogo e a forma que eles o encontram, meu Deus eu só era lágrimas e soluços contidos para não acordar ninguém da casa já que eu terminei de ler o livro as 03:30 da madrugada do dia 30.

Cinco estrelas com toda a certeza, e vai entrar para a morte que eu não queria que tivesse acontecido, mas sei que se não acontecesse a história não teria fim. O que dizer de Zoya que se revela uma Celeste perfeita (para quem leu A Seleção vai entender), e aqui vão alguns spoilers que assim que eram revelados eu só queria gritar e chorava mais ainda.

  • ·         Nikolai é transformado em um dos monstros das sombras do Darkling, mas sobrevive a isso e vira o novo Rei de um novo lugar.

  • ·         A Dobra foi destruída, mas não por quem achávamos que iria destruí-la, é nessa hora que Leigh Bardugo nos mostra que os verdadeiros heróis podem vir dos lugares menos esperados.

  • ·         Baghra luta contra os bichos do Darkling, já que seu poder e o dele são iguais, ela também pode controla-los e se sacrifica para dar tempo a Alina e aos poucos que sobreviveram ao novo ataque surpresa da Darkling fugirem.

  • ·         Darkling sempre vai ter um truque na manga e vai usa-lo para trazer a Alina de volta para ele.

  • ·         Eles encontram o Pássaro de Fogo, e descobrem que ele não é o terceiro amplificador.

  • ·         Descobrimos que Baghra e Darkling são os últimos descendentes de Morozova, Baghra é filha dele com uma humana, Darkling é neto direto dele, mostrando assim que Baghra e Darkling eram os Grishas vivos mais velhos que existiram na história.

  • ·         Maly é descendente de Morozova por parte de sua segunda filha que era humana, mas foi assassinada e trazida de volta, seus descendentes possuíram o poder de amplificar o poder Grisha e nunca souberam.

  • ·         Maly é o terceiro amplificador.

  • ·         Darkling após a destruição da Dobra e a descoberta de que Maly é o terceiro amplificador e vê seu corpo morto no chão, fica desorientado.

  • ·         Alina descobre que quando a Dobra foi destruída seus poderes foram embora para sempre.

  • ·         Darkling percebe que agora está mesmo sozinho no mundo e libera seu poder todo, Alina da o golpe de misericórdia com uma faca que contém o sangue de Maly, os iguais se conhecem.

  • ·         Darkling faz seu ultimo pedido e Alina o atende.

  • ·         Maly é trazido de volta dos mortos, também sem seus poderes de amplificador e rastreamento.

  • ·         Genya, David e Nikolai, na companhia de Zoya, Tamar, Nadia e Tolya voltam a Os Alta e recomeçam o reino.

  • ·         Alina, Maly, Misha e um gato órfão voltam a cidade onde Maly e Alina cresceram e ali criam uma escola para as crianças.

  • ·         Novas regras são formadas em todo o território tanto para Grishas, que agora são comandados por eles mesmos, quanto para os humanos.

  • ·         Os Grishas mantiveram contato com Alina e os outros, sempre visitando.

  • ·         Alina e Maly se casam.

Que livro meu pai, eu só sabia chorar, e essas nem foram todas as coisas que aconteceram, muitas coisas aconteceram ao mesmo tempo, que teve uma hora que eu fiquei ate sem ar, de tanta coisa acontecendo, mortes, traições de novo, verdades reveladas, ameaças, guerras, aliados, perdas.

E para quem torcia que o Apparat morresse desculpa informar ele continua vivo e negocia com o novo Rei para voltar com sua posição no reino, eu sei também queria que ele morresse, quase quis entrar no livro e esgana-lo com minhas próprias mãos, mas não foi dessa vez.

¨¨¨¨¨¨¨

Essa foi a resenha da Trilogia Grisha, espero que tenham gostado.

Ate a próxima,

Brunna Snow

Comentários