Resenha: Caraval trilogia ( Stephanie Garber)

Caraval

(Stephanie Garber)

E aqui estamos com outra resenha de especial de Halloween, assim como a outra pode conter Spoilers. Eles estarão em vermelho.
Boa leitura.


Titulo: Caraval
Autora: Stephanie Garber
Ordem: 1º livro
Editora: Novo Conceito
Paginas: 352 
Ano: 2017
Sinopse: Lembre-se é apenas um jogo..... 

Tudo o que você já ouviu sobre Caraval, não se aproxima da realidade. É mais do que um jogo ou uma performance. É o mais perto que você chegará da magia neste mundo... Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele. Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível. O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.


Titulo: Legendary
Autor: Stephanie Garber
Ordem: 2º livro
Paginas: 400
Ano: 2018
Sinopse: O Caraval deste ano foi concluído. Tella está viva - e segura, para o alívio de sua irmã mais velha. Mas Tella tem segredos que ela mantém de Scarlett. Segredos como o que Tella prometeu em troca dos convites das irmãs para o Caraval em primeiro lugar. Segredos sobre a pessoa a quem estas promessas foram feitas. E segredos sobre Julian, o jogador de Caraval que ganhou o coração de Scarlett. Com medo de revelar a verdade para a pessoa que mais a ama, Tella foge para Valenda, a capital do Império, para encontrar o misterioso correspondente a quem Tella deve. Mas nas noites que antecedem o Dia de Elantine, um cruzamento entre um baile de máscaras, um jubileu e Caraval, ninguém é confiável.




Titulo: Finale
Autor: Stephanie Garber
Ordem: 3º livro
Paginas: 478
Ano: -
Sinopse: Um amor pelo qual vale a pena lutar. Um sonho pelo qual vale a pena morrer. Um final que vale a pena esperar. 

Já se passaram dois meses desde que o Destino foi libertado de um baralho de cartas, dois meses desde que Legend reivindicou o trono por conta própria, e dois meses desde que Tella descobriu que o garoto pelo qual ela se apaixonou realmente não existe. 

Com vidas, impérios e corações na balança, Tella deve decidir se deve confiar em Lenda ou um potencial inimigo. Depois de descobrir um segredo que acaba com ela, Scarlett vai precisar fazer o impossível. E Lenda tem uma decisão a tomar que pode muda-lo para sempre e defini-lo.
Caraval acabou, mas as vezes o grande jogo esta apenas começando. Não espectadores dessa vez:  apenas aqueles que vão ganhar e aqueles que vão perder tudo.

Bem- vindo, Bem- vindo ao Finale. Todos os jogos devem chegar ao fim.....



#########

Primeiro meu Deus que serie maravilhosa, que personagens complexos e bem elaborados, tanto no exterior quanto internamente, eu amo quando os autores conseguem nos mostrar não só os sentimentos, mas os pensamentos, os medos, as complexidades do celebro humano. 
Primeiro a cada plot eu dava um grito, segundo a cada hora que eu achava que entendia o que estava acontecendo e que eu achava que sabia quem era quem e o que era verdade e o que era mentira, tudo se mostrava o completo oposto.

Já aviso, terá alguns spoilers, calma não vou falar o final de Finale, ou sobre o que acontece com cada personagem, tipo esse morre e aquele foge, não , mas eu vou dar alguns spoilers.
Vou começar por apresentar os personagens que são tão complexos que parecem seres humanos reais, o que me deixou louca, algumas muitas vezes, mas que me fez me apaixonar pela escrita da autora.


Scarlett Dragna: 


A irmã mais velha, a que se doa por quem ama, ela fez tudo que pode e o que não pode para manter a irmã mais nova Donatella segura e protegida do pai que era violento e impiedoso, sempre descontando na outra irmã o erro da outra, se Scarlett fizesse algo que ele não gostava Donatella é quem apanhava, se Donatella tentasse alguma coisa Scarlett que apanhava, mas por ser a mais velha viu o pior do pai mais vezes que a irmã, viu seu pai afogar um garoto por te-la ajudado e a fez ver ele morrer, ameaçou sua irmã que é seu ponto fraco para manter Scarlett debaixo de seus punhos. Scarlett é a copia da mãe, cabelos escuros e grossos, olhos redondos capazes de ver a bondade em todos, mas tem um coraçao muito bom e se sacrificaria por Donatella mais vezes do que deveria. 
Ela é a personagem "principal" do primeiro livro, a historia foca bastante nos medos, desejos, sonhos e conquistas dela, nesse primeiro livro nós temos um contato tão profundamente perturbador por trás da aparência dela que você se comove com cada coisa que acontece  com ela, vibra com as conquistas e chora com as perdas. Mas mesmo sendo toda amores e bondade, um segredo é revelado a ela no último livro que pode acabar com todo o amor e bondade que ela tem, um segredo que pode mudar o destino do mundo.


Donatella Dragna:


A irmã mais nova, a aventureira, corajosa, a que prefere morrer a passar o resto da vida presa em algum lugar como a ilha em que cresceu amedrontada pela sombra do pai.
Donatella é o oposto de Scarlett, enquanto a irmã queria viver em um castelo e ficar segura, Tella quer viajar pelo mundo sendo uma sereia, quando a avó contava para as duas historias sobre Caraval e Lenda, Scarlett queria conhecer a magia que ele tem, enquanto Tella queria conhecer ele por ser conhecido como o vilão, um pirata.
É ela que tem um papel muito importante no primeiro livro, que é revelado no final, mas no segundo ela é a personagem principal, o Caraval nunca acontece duas vezes por ano, mas dessa vez um pouco depois que o Caraval de Scarlett terminou o de Tella começou, mas os aviso agora são diferentes, e ela vai descobrir que tudo o que ela pedia para a irmã acabou virando contra ela. Duvidas, amores, receios ela tem tudo isso, mas também tem um bom coraçao, ela faz tudo para encontrar a mãe, ela quer esse carinho e amor, que ninguém nem mesmo Scarlett que a ama o suficiente para traze-la de volta a vida, pode preencher o vazio.


Julian: 

O personagem que nos é apresentado no primeiro livro e que mexe com a cabeça e o coração das irmãs Dragna, também mexa com a gente, ele é o vilão e o mocinho SPOILER como um dos atores de Lenda e seu irmão ele tem muitos segredos, segredos que colocam seu coração em risco, ele não é imortal como Lenda, mas não significa que ele não tem algumas vantagens, ele assim como todos os atores de Lenda, não envelhece, mas se apaixonar por uma das irmãs, ele ajuda Scarlett no primeiro livro a encontrar Tella, mas por ser um ator Scarlett começa a duvidar de tudo ate mesmo dos sentimentos que ele jurou serem verdadeiros. Como Lenda, todos os papeis que Julian interpreta ele vira esse personagem, e depois de passar tanto tempo mentindo e enganando ele faz isso sem notar, o que acaba o separando do amor da vida dele. 



Mestre Lenda: 

O mistério em pessoa, ninguém alem do próprio irmão e alguns poucos e confiáveis atores sabem quem ele realmente é. Ele é representado com a cartola, por isso em todas as imagens dele durante os Caraval ele sempre esta com a cartola, mas em cada Caraval um de seus atores o interpreta fazendo com que nem os vencedores saibam que ele é. Cheio de poderes e imortalidade, mas com mais segredos e fraquezas do que gostaria de admitir. Sua fraqueza assim como a de todos os imortais (nessa trilogia) é o amor, o amor os faz mortais, eles podem morrer se amarem. E ele definitivamente não quer abrir mão de sua imortalidade, ele não ama ninguém, nem seu irmão, nem seus atores, nem ele mesmo. Mas nós descobrimos quem ele realmente é em Legendary, e descobrimos que ele pode ser mais humano do que imortal.


Dante:


Outro personagem que aparece já no primeiro livro, e sim ele também é um dos atores de Lenda, também passou a maior parte da vida mentindo e enganando as pessoas, mas talvez ele possa ter encontrado alguém que o mude, alguém que vale a pena. No primeiro livro a gente tem um pouco de raiva dele, no segundo a gente esta entre a raiva e o amor, aquela linha tênue entre eles, e no terceiro a gente que colocar ele em um potinho e guardar para sempre.












#########

Bom agora que apresentei os personagens, mostrei um pouco dos livros, vamos falar sobre cada um em particular, acho que esse post vai ficar maior que os outros, mas eu realmente amei esse livro. Eu estava um pouco receosa de ler por que o último ainda não tem data prevista para ser publicado aqui no Brasil (eu li em inglês pela Amazon), mas mesmo assim eu recomendo que vocês leiam os dois primeiros por que vale a pena a espera pelo ultimo, ou se você tem a disponibilidade de comprar pela Amazon e ler em inglês, ai vai de cada um, mas o que eu recomendo é pelo menos ler os dois primeiros.

No primeiro livro Caraval, nós somos introduzidos a vida das irmãs Dragna, ao Caraval, aos personagens e a segredos que ao longo do livro vão ser revelados e entendidos (assim que acabei de ler o primeiro eu precisei ficar em um canto colocando tudo em ordem, já que quando eu acabei tudo o que tinha entendido havia mudado). Mesmo sendo o mais curto dos livros ele consegue ter um começo, meio, quase fim e final perfeitamente trabalhados e detalhados, por ser um livro de fantasia a riqueza dos detalhes é surpreendente, geralmente os livros de fantasia já tem essa característica de serem bem detalhados, mas nem todos conseguem e alguns superam essa característica, Caraval supera tranquilamente, mesmo se você ouvir em Audiobook, você consegue imaginar os lugares, as cores e os cheiros, Stephanie trabalhou com vários sentidos ao decorrer do livro que nos fazem entrar nele.

No segundo livro Legendary, a historia se passa na visão de Tella, agora que o Caraval terminou segredos ainda precisam ser revelados, segredos que podem magoar sua irmã, segredos que podem mudar tudo. Por isso ela foge junto com o circo para a cidade do Império, onde outro Caraval vai começar, mas esse é diferente, Tella esta a procura de um amigo misterioso, que se mostra perigoso e charmoso, mas quando tudo de magico esta acontecendo no mesmo momento, ninguém é confiável, nem mesmo sua própria irmã e seu amor. Mais uma vez o detalhamento é surpreendente, os personagens novos são incrivelmente humanos e as revelações sobre personagens que já conhecemos nos deixam chocados.


No terceiro e ultimo livro Finale, finaliza a historia muito bem, fecha todas as portas, responde as perguntas, mas deixa um gostinho de "talvez possa ter outro livro", claro que temos revelações meio sem sentido e sem pé nem cabeça, mas que depois fazem um pouco de sentido e tem uma razão no final, mesmo sendo uma fantasia o romance é certeiro e termina perfeito, nossos casais felizes no final, mas claro que como eu sempre sou do contra queria que um dos personagens terminasse com outro SPOILER queria que a Tella ficasse com o Jack e não com o Dante.


Bom e é isso, eu espero mesmo que vocês tenham gostado, esse obra de arte da fantasia esta entre as minhas fantasias favoritas de todos os tempos, então leiam os livros, amem os personagens, sofra e torça por eles. E lembram-se Nem tudo é real, é apenas um jogo.


Ate a próxima.

Brunna Snow.


Comentários

  1. Olá! Amei a sua descrição dos livros!!! Eu também sou apaixonada pela trilogia. No lançamento do primeiro li igualmente uma louca e acabei tendo que esperar até o terceiro ser lançado para poder ler o segundo porque a ansiedade já me corroía... Então, a minha opinião é que na categoria de fantasia e romance, é um dos meus favoritos agora ficando em 3 lugar depois de Acotar e Trono de vidro a série. Amei os personagens, as descrições, o modo dá autora escrever e os jogos de mistério e segredos. Mas também queria que T tivesse ficado com J... Como você bem leu, parecia que tinham um melhor final feliz do que com o Outro lá... Até porque tinha todo aquele jogo de coração voltar a bater e tal...
    Mas vou colocar em um potinho a trilogia. ❤️❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou. E que bom que não fui a única que queria um final diferente. Eu tbm amei ACOTAR e Trono de Vidro são minhas favoritas.

      Excluir
  2. Quando Finale será
    publicado no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com tudo que esta acontecendo na indústria literária, não temos nenhuma data infelizmente.

      Excluir

Postar um comentário