Primeira vez lendo livros de autores coreanos

1º vez lendo livros de autores Coreanos


Mesmo eu já tendo entrado nesse mundo maravilhoso e sem volta, com dramas incríveis e viciantes, atores lindos e atrizes maravilhosas, cantores e cantoras talentosos e músicas que grudam como chiclete e coreografias que fazem nossos queixos caírem, eu ainda não tinha lido nada coreano.

Já tinha assistido é claro os filmes de Todos os Garotos que já amei, mas não tinha lido os livros, então quando eu vi o vídeo da Chloe (Books with Chloe) no  You Tube falando da maratona de leitura com tema coreano eu vi a minha chance de dar uma chance para esses autores (nem todos são autores coreanos, mas tem personagens coreanos, sem ser uma fanfic)

Então eu comecei minha jornada no dia 6 de Julho como todos os outros que participariam da maratona e terminarias os quatro livros que escolhemos no dia 12 de Julho, então eu resolvi fazer esse post para relatar minhas opiniões e ver o que eu acho desses livros.

O primeiro livro que eu escolhi foi Wicked Fox, o primeiro livro em inglês lido do ano.


Titulo: Wicked Fox (inglês)

Autor: Kat Cho

Voto: 5*

Paginas: 448

Sinopse: Gu Miyoung é uma garota de 18 anos com um segredo, ela é um Gumiho, uma raposa de 9 caudas que precisa da energia tirada dos homens para sobreviver. Por causa das poucas pessoas que ainda acreditam nessas lendas e por causa da grande quantidade de homens cruéis ninguém sai perdendo, a moderna cidade de Seoul é o lugar perfeito para se esconder e caçar. 

Mas depois de uma lua cheia, Miyoung tem seu caminho cruzado com o de Jihoon, um garoto humano que foi atacado por um goblin (duende do folclore)  no meio da floresta. Contra seus melhores julgamentos, ela viola suas próprias regras de sobrevivência para salvar o garoto, perdendo sua alma de Gumiho no processo. 

Jihoon sabe que Miyoung é mais que uma garota bonita, ele viu suas noves caudas na noite em que ela salvou sua vida. Sua avó costumava contar historias sobre o Gumiho, sobre seus poderes e o perigo que são para os homens. Ele continua perto dela mesmo assim. 

Com forças sombrias observando em volta, Miyoung e Jihoon desenvolvem uma amizade que pode mudar para algo mais. Mas quando uma jovem Chamam tenta juntar Miyoung com sua Gumiho, as consequências são desastrosas e reacende as antigas gerações... forçando Miyoung a escolher entre sua imortalidade e Jihoon.

####### 

 A leitura mais surpreendente que eu fiz esse ano, admito que levou um pouco mais de 20 capítulos para eu engajar na historia, mas quando eu peguei a linha de raciocínio eu amei tudo, os personagens, a historia, o folclore por trás dos personagens, os sacrifícios feitos por eles.

Não chorei na morte de nenhum personagem já que eu entendi o motivo de suas mortes e entendi que se não morressem a historia não teria fim.

O final foi surpreendente, eu nunca imaginei que acabaria assim, revelações, mortes e claro para dar historia ao próximo livro um epilogo intrigante.


O segundo foi Para todos os Garotos que já amei.


Titulo: Para todos os Garotos que ja amei

Autor: Jenny Han

Voto: 4,5*

Paginas: 320

Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.

Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

######### 

Para quem assistiu as adaptações para a Netflix  sabe o que aconteceu, por isso não foi nenhuma surpresa para mim, por isso prefiro ler antes de assistir, mas os livros assim como os filmes são muito bons.

Tem aquele clichê de ensino médio que se repete em vários filmes, series e livros, mas que trás coisas novas e refrescantes, não tem muito de novo para falar  que o livro e o filme para mim conseguiram passar a historia dessa família composta em sua maior parte de mulheres.

Mas infelizmente eu  não me encanto por essa temática, então não é algo que eu colocaria na minha lista de melhores ou favoritos, mas é uma leitura gostosa.


O terceiro foi uma indicação da  Beatriz Paludetto, o livro A Vegetariana.


Titulo: A Vegetariana

Autor: Han Kang

Voto: 4*

Paginas: 159

Sinopse: A vegetariana, romance perturbador e único, tem sido apontado como um dos livros mais importantes da ficção contemporânea – e uma introdução à fecunda literatura produzida na Coreia do Sul. 
"… Eu tive um sonho", diz Yeonghye, e desse sonho de sangue e escuros bosques nasce uma recusa vista como radical: deixar de comer, cozinhar e servir carne. É o primeiro estágio de um desapego em três atos, um caminho muito particular de transcendência destrutiva que parece infectar todos aqueles que estão próximos da protagonista. A vegetariana conta a história dessa mulher comum que, pela simples decisão de não comer mais carne, transforma uma vida aparentemente sem maiores atrativos em um pesadelo perturbador e transgressivo. Narrado a três vozes, o romance apresenta o distanciamento progressivo da condição humana de uma mulher que decidiu deixar de ser aquilo que marido e família a pressionaram a ser a vida inteira. Este romance de Han Kang tem sido apontado como um dos livros mais importantes da ficção contemporânea. Uma história sobre rebelião, tabu, violência e erotismo escrita com a clareza atordoante das melhores e mais aterradoras fábulas. Esta tradução, diretamente do coreano, restitui o estranhamento da obra original.

########

 aviso que esse livro narrado por três pessoas tem muitos gatilhos, sugiro que não lei ele se você é mais sensível a assuntos relacionados a distúrbios alimentares, problemas psicológicos, tentativas de suicidio, entre outros.

 O livro narra a historia de uma mulher coreana que após ter um sonho ela para de comer qualquer coisa de origem animal, e joga tudo fora deixando seu marido muito furioso, na primeira parte temos a historia narrada pelo marido logo quando ela se torna vegetariana, a mudança drástica que ele percebe nela, não apenas em sua aparência que fica fantasmagórica, mas seu peso que diminui drasticamente, suas ações e manias que ela começa a ter. Nessa primeira parte vemos a intervenção de forma errada da família dela, que através da violência a forçam a comer carne, ato que a leva a tentativa de suicídio.

Na segunda parte temos a historia dessa personagem três anos depois de virar vegetariana, onde se encontra recém saída de um hospital psiquiátrico, morando sozinha próxima a uma universidade de mulheres e divorciada, cada dia mais em seu mundo, onde não se importa mais com nada, aqui também vemos esse relato através do cunhado dela, marido de sua irmã mais velha. Ele começa a se sentir atraído pela cunhada, mesmo ela não sendo mais "ela mesma". Aqui temos uma visão mais masculina e sem filtros de um homem adulto, casado que quer ter relações sexuais com sua cunhada, que para todos não esta em seu melhor momento e a base de medicamentos.

Na terceira e ultima parte temos o relato da irmã mais velha da protagonista, que agora divorciada, e cuidando do filho sozinha depois que o ex-marido foi preso, ela é a única da família que se importa com a irmã que agora esta internada, e que os médicos temem que não vá sobreviver. 

Nossa protagonista é confusa, e não sabemos se o que ela diz e faz é conscientemente ou não, se ela esta alucinando por conta dos remédios e por falta de nutrientes, ja que segundo a mesma ela é uma arvore e que não precisa mais comer, apenas estar no sol. 

Admito que na segunda parte do livro me senti muito mal, pela visão e ações que o cunhado toma perante a própria esposa e cunhada, nunca quis pular tanto as paginas de um livro, mas se relevar certas partes o livro nos ensina um pouco mais sobre varias doenças psicológicas. Mas de novo não recomendo para quem é sensível.


E o último livro foi Sonata em Punk Rock.


Titulo: Sonata em Punk Rock

Autor: Babi Dewet

Voto: 5*

Paginas: 302

Sinopse: Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos. 

No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar.

Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock'n'roll, mas sim toda a Cidade da Música.

########## 

"A vida é como uma orquestra: são necessários muitos instrumentos em harmonia para que a música toda faça sentido. Mas, na maioria das vezes, você nem sabe tocar esses instrumentos. E sempre vai ter alguém dizendo que seu gosto musical é ruim, mesmo que seja o som que te faz feliz. E isso é um saco! Principalmente quando se é jovem e cheio de sonhos. Às vezes, para assumir a regência de nossas vidas, precisamos trocar a partitura. Afinal, por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock?"

Eu achava que esse seria o livro OKAY da maratona, que não me deixaria super animada e com vontade de ler, mas estava muito errada, foi o primeiro que eu terminei da maratona e foi 5 estrelas e ate agora o melhor que eu li no ano.

Eu amei a escrita fácil e gotosa da autora, amei como entendi os personagens e amei eles, torci por eles, em um livro tão curto teve tanta mudança dos personagens que me deixou surpresa, de uma maneira que não ficava desde que li Corte de Nevoa e Fúria em 2017, foi um livro que me deixou feliz e mesmo tendo a mesma idade dos personagens eu me senti como se estivesse no ensino médio, aquela garota rebelde e que não se importava muito com o que as pessoas falavam dela. 

O personagem principal masculino é coreano e foi adotado por uma brasileira, então ele vive aqui desde pequeno, no livro temos referencias Coreanas a musica, artistas e comida, mas também temos muita referencia a musica Rock e Punk Rock, e com termos musicais faz a obra se juntar e ficar perfeita.

Fiquei curiosa e animada para ler mais dessa autora.


E essa foi a minha maratona Koreadathon, finalizada exatamente no dia 12, foi uma experiência muito divertida, conhecer outras culturas e a forma de escrita dessa cultura que é totalmente diferente da que eu estou acostumada.

Espero ler mais livros de culturas e autores diferentes dos que eu costumo ler.

Espero que tenham gostado e que tenham vontade de ler os livros tambem.

Ate a proxima,

Brunna Snow.

Instagram Blog

Instagram Pessoal

Facebook

Twitter


Comentários