Resenha: A Sereia (Kiera Cass)

Resenha: A Sereia

(Kiera Cass)


Titulo: A Sereia
Autora: Kiera Cass
Capítulos: 32
Editora: Seguinte
Sinopse: Anos atrás, Kahlen foi salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar sua dívida, a garota se tornou uma sereia e, durante cem anos, precisa usar sua voz para atrair as pessoas para se afogarem no mar. Kahlen está decidida a cumprir sua sentença à risca, até que ela conhece Akinli. Lindo, carinhoso e gentil, o garoto é tudo o que Kahlen sempre sonhou. Apesar de não poderem conversar pois a voz da sereia é fatal , logo surge uma conexão intensa entre os dois. É contra as regras se apaixonar por um humano, e se a Água descobrir, Kahlen será obrigada a abandonar Akinli para sempre. Mas pela primeira vez em muitos anos de obediência, ela está determinada a seguir seu coração.




""""""""""""

Bom o que falar do livro que eu não estava nem um pouco entusiasmada para ler e que virou o melhor livro que eu já li (esta na minha lista de favoritos). Eu sei que posso ter falado isso algumas vezes, mas esse livro é diferente, não só porque li em 3 horas, mas pelo fato de que eu esperava algo meio bobo e infantil, como o clássico da Disney e me surpreendeu completamente.
A historia em si tem um significado enorme que meio que me assustou e me deixou com um pouco de dor de cabeça (talvez de tanto chorar), mas mesmo assim, a historia pode não ter tido o mesmo significado para os outros leitores, mas para mim foi um tapa na cara junto de um abraço de mãe.

A historia mesmo fala de seres misticos e contos de fadas, mas não esperem caudas de peixe ou caranguejos que cantam, ela tem uma mensagem enorme sobre amor, os diferentes tipos de amor, mas o que mais tive certeza foi a comparação que a autora fez com o amor que transforma e salva e o amor que prende e machuca, vou chama-lo de abusivo, mas não acho que seja a palavra certa para descreve-lo.

A historia mostra a Água, e o que essa sereias tem que fazer, elas são humanas na aparência, mas sobre-humanas no resto, suas vozes sendo um veneno e só pode ser ouvida por outras serias e pela Água, por que qualquer outro que ouça morre, o clássico de sereias que cantam para matar os marinheiros, mas aqui vemos que na verdade as serias cantam para viver e alimentar a Água, que é quem cuida delas, é quem transformou elas em sereias, elas vivem nessa vida por 100 anos e depois podem voltar a ser normais e esquecem tudo que viveram, fizeram e conheceram. No relacionamento da Água com as sereias notamos esse coisa possessiva, da Água falando que as serias são dela e só dela e que ninguém pode ter elas também, no decorrer do livro notamos que esse amor é um amor abusivo, por que quando a grande catástrofe do livro acontece ela sabe como resolver, mas não quer fazer isso por que ela não quer abrir mão de uma das sereias, ela prefere que alguém morra e que a sereia viva infeliz do que deixa-la ir.
Em contra partida temos o amor que começa com a amizade, vamos assim disser, já que as serais não podem falar elas vivem mudas para o resto do mundo, e quando essa sereias conhece alguém que gosta da companhia dela, mesmo que não fale, gosta de estar junto dela, isso nos mostra um amor diferente, mesmo quando ele descobre que ela não é normal, ela a ama e promete protege-la, mesmo que isso cause a sua própria morte, um amor que é tão forte e bonito e como a própria Água fala, impossível.

"É ENGRAÇADO PENSAR NAS COISAS A QUE NOS APEGAMOS, nas coisas de que lembram os quando tudo acaba. Ainda consigo ver os painéis nas paredes da nossa cabine e recordar com precisão como o carpete era macio. Lembro do cheiro da água salgada permeando o ar e grudando na minha pele, e o som das risadas dos meus irmãos no outro quarto, como se a tempestade fosse uma aventura emocionante em vez de um pesadelo."

"— Você vai dar uma festa?Levantei os olhos e deparei com um garoto meio desleixado, loiro, que empurrava um carrinho cheio de livros. Ele usava um crachá meio gasto que eu não conseguia ler e vestia o uniforme de todo aluno de faculdade: calça cáqui e uma camisa com as mangas arregaçadas até os cotovelos. Ninguém mais inovava. Contive o suspiro. Essa parte da sentença era inevitável. Atraíam os as pessoas naturalmente, e os homens eram particularmente vulneráveis."

Quem diria que tudo pode mudar com uma unica pergunta? Um estranho querendo puxar conversa? Um amigo? Um amor? Uma sentença?
 É um livro que retrata outros temas mais fortes como pais que batem em filhos, as sereias vem cada uma de uma época diferente e lugares do mundo diferentes, então temos problemas culturais, criação diferente , aceitação, medos, traumas, mas acima de tudo temos o amor, e acho que esse tenha sido o motivo desse livro me tocar tanto assim, talvez ele vá para lista de livros que me mudaram, ou talvez não, mas o que eu sei é que no momento em que estou escrevendo isso, o livro me mudou, me deixou reflexiva e me fez pensar em vários assuntos que eu não pensava.


Não quero te assustar e fazer você desistir de ler o livro, porque ele merece ser lido, é um livro curtinho, rapidinho de ler e que quando chega no final você quer mais um, porque não quer dizer adeus para os personagens e quer saber o que vai acontecer depois.
E um bônus a autora foi tão fofa que na nova edição ela fez uma carpa para os fãs do Brasil, para agradecer o nosso amor pelo trabalho dela.
Espero que tenham gostado, comentem o que acharam e quais resenhas vocês gostariam de ler.

Ate Brunna Snow.


Comentários